quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cris Coutinho

"...O Facto de ser fotógrafa profissional me ajuda muito no processo de criação. A composição da imagem e a leitura da luz faz com que minhas telas tenham um diferencial luminoso. Compor uma imagem é como compor uma fotografia. Temos que dosar a luz, as cores e contrastes de forma harmoniosa para que o resultado seja satisfatório."



Quem é Chris Coutinho?
 
Cristiane Coutinho começou a carreira de fotógrafa por acaso, na cidade de Paranaguá, que fica num dos mais importantes Estados do Brasil, por sua produção agrícola cujas exportações abastecem boa parte do mundo. Paranaguá é uma cidade do litoral. Chris, nasceu em Curitiba na capital do Paraná, mas cresceu ali, ás margens do Oceano Atlântico. Os primeiros “clicks” fotográficos já davam conta do talento daquela jovem que queria ser professora e se formou em Pedagogia.
Mais tarde trocou o saber bem falar, a arte de ensinar, a facilidade de se comunicar verbalmente , pela arte da imagem. Imagem é comunicação. E como se costuma dizer também em terras brasileiras: “uma imagem vale por mil palavras. Imagem é tudo!”
Chris, sempre teve um olhar diferente sobre a realidade cotidiana. Olhar crítico para o que exigia crítica, olhar artístico e sensibilidade para o que exigia um toque sutil ,tal e qual o pincel do artista ao delinear perfis ou paisagens numa tela. E assim se fez conhecida. Ora produzindo fotojornalismo, registrando os flagrantes da vida real, para compor notícias. Ora em estúdio, com requintado cuidado em captar a beleza de modelos. Ou mesmo em ambientes externos na produção de “books” para profissionais das passarelas.
Com esse olhar diferenciado o trabalho de Chris Coutinho já projetou “top models” internacionais.
Seu talento além fronteiras um dia a levaria além-mar. Parecia um chamado irresistível das raízes maternas, cuja origem lusitana sempre fascinou a fotógrafa.
Foi assim, com uma curiosidade natural e perspicaz, de quem tem faro de repórter, que ela resolveu fazer o caminho inverso e descobriu Portugal.
Trouxe na bagagem , experiência, talento, criatividade. Vontade de vencer! Aliada à arte da fotografia, pode-se dizer que Chris Coutinho é uma artista completa: há tempos passou a dedicar-se à confecção de bordados retratando a arte sacra em roupas e telas customizadas. Tecendo em lantejoulas, vidrilhos, miçangas, Chris elabora
estampas divinas.
A fé na Virgem de Fátima foi a fonte de inspiração inicial – um dos primeiros bordados que ela fez. E que enviou de presente para a apresentadora Ana Maria Braga, da Rede Globo de Televisão. Ana Maria Braga fez questão de mostrar o belo bordado de Cristiane em rede nacional. A famosa apresentadora também é devota de Nossa Senhora de Fátima. Depois vieram outros bordados, outros santos. A moda sacra de Chris Coutinho virou grife. E suas telas estão ganhando prestigio internacional.
Não bastasse tamanha vocação para habilidades manuais, ela também desenvolve artesanato com materiais recicláveis.
Nas mãos de Chris Coutinho, rolinhos de papel – feitos de páginas de revistas ou jornais – transformam-se em peças decorativas : candeeiros, porta revistas... E as garrafas descartáveis, ao invés do lixo, encontram o caminho da arte. O plástico que iria poluir o meio ambiente por centenas de anos, é convertido em... belas flores!
Está explicado porque Chris Coutinho pode ser considerada uma artista completa. Trafega com incrível desenvoltura do mundo mágico da fotografia , passando pelo reino das agulhas e linhas ao manuseio de matéria prima reciclável.
Cristiane Coutinho traduz naquilo que faz a sua personalidade Forte.
Mulher guerreira. Decidida. Mãe Coragem. Criou com garra e refinada educação, os filhos Rafael e Clara.
Chris possui um astral contagiante. Uma vontade gigantesca de viver e ser feliz!
Essa brasileira que descobriu Portugal, deixa aflorar uma sensibilidade nata ,de quem veio com a missão de observar, sorver e ver o mundo com outros olhos que não são os mesmos olhos dos seres comuns. O que vem pela lente de Chris, quando ela enquadra um ângulo, ajusta a íris, a luz, tem uma outra leitura. Uma linguagem visual própria que transparece no seu modo de ser e fazer. Que aparece nos resultados que a química ou a digitalização do processo fotográfico revelam a cada trabalho. Um trabalho sério, da melhor qualidade,
para ser visto, apreciado, fazer história e ter seu merecido lugar neste planeta. 

Dulcinéia Novaes - Jornalista - Rede Globo Brasil.






1 comentário:

  1. Parabéns! Cris, você é, realmente, uma artista nata. Sua garra potencializa o seus sonhos se materializarem sempre. Isto é fé, confiança e certeza dos dons que Deus te concede. Belas fotos, em todos os segmentos, muito minucioso. Você vai longe!!! Deus abençoe sua jornada profissional e te conceda olhos para o Belo sempre. Beijos, Conceição Marques

    ResponderEliminar